terça-feira, 18 de junho de 2013

Sobrevivemos a primeira semana :)

Hoje eu vou contar para vocês como foram os primeiros dias da Jú na Escolinha e, também, sobre as mudanças em nossas rotinas. O mais importante - quem já leu o título sabe - é que nós sobrevivemos. UFA!

Sexta-feira recebi a notícia de que meu primeiro dia de trabalho seria dia 19/06, uma quarta-feira.
Fiquei mais tranquila, pois poderia acompanhar a Júlia no seu primeiro dia de Aula (rs.).
Em conversa com o Ricardo, a Dinda, a Bisa e os Avós da Jú, decidimos que ela ficaria na Escola apenas meio período nesta primeira semana, para ir se acostumando. Além disso, ela receberia visitas do Vovô diariamente para ver como ela estava se comportando.

Depois de tantas lágrimas, medos e expectativas, eis que o grande e temido dia chegou...
Nesta manhã acordei mais segura, eu sabia que teria que passar confiança pra minha filha e deixá-la tranquila. 
A Escola permitiu que eu que eu ficasse na sala com a Jú nas primeiras horas e, foi assim que começamos a adaptação, juntas.      
No início ela ficou desconfiada, séria, observadora... começamos a brincar, interagir com os coleguinhas e com as professoras. Engraçado que os outros bebês sabiam que a Júlia era uma aluna nova. Eles estavam super curiosos e ficaram bem interessados nela. Achei o máximo a reação deles! Aos poucos ela foi se soltando... na hora do lanche comeu toda a frutinha que a Prof. ofereceu. Eu estava adorando poder ficar ali com ela, ver suas reações... mas eu sabia que precisava sair.  Na hora do sono a Professora pegou ela no colo e, foi então que eu me retirei da sala. Eu saí, mas o meu coração não. Ele se contraiu me causando dor. Eu quis voltar e fazê-la dormir em meus braços. Mas, fui forte. Eu precisava ser, por mim e por ela. Fiquei alguns minutos "espiando" até que ela dormisse. Quando o Vovô chegou com a tia Paula ela já estava dormindo. Fomos embora.

Eu estava contando os minutos, os segundos, para ver como ela estava e poder pegá-la para passar a tarde grudadinha em mim. Quando chegamos foi lindo. Eu e o Ricardo aparecemos na porta da sala e a chamamos. Quando ela nos viu deu aquele sorriso apaixonante, que nos fez derreter na mesma hora. Que alívio. A Prof. falou que ela havia ficado super bem. Eba, vencemos o 1º dia.

O resto do dia ela ficou sorridente e tagarela, uma fofa. Dormiu bem cedo... as coisas começaram a mudar.

Foto publicada no Facebook da Escola

Foto publicada no Facebook da Escola





Linda com o penteado feito pela Prof.
2º dia: Eu aproveitei que a Médica da Jú estava de plantão na clínica e antecipei a consulta dela que seria na quarta-feira. (Pq pedir folga no primeiro dia de trabalho não dá né?). Então, neste dia ela foi para Escola no período da tarde. Não entrei na sala com ela, apenas fiquei olhando pelo vidro da porta. Ao final da tarde, eu e a Vovó fomos buscá-la. Entramos correndo para ver seu sorriso, esperando que a cena do dia anterior se repetisse. Mas, infelizmente, não foi o que aconteceu. Ela chorou,  com  uma carinha bem magoada  como quem diz: peguem-me logo. Quase chorei também. Depois ela ficou bem e dormiu cedo de novo. Comecei a entender que, além de ficarmos longe uma da outra o dia inteiro, eu passaria poucas horas com ela acordada. 
Eu estava começando a morrer de saudades :(  

2º dia
3º dia: Eu comecei a trabalhar. Então, programamos o despertador para acordarmos cedo. Mas, quem disse que precisamos de despertador? A Júlia agora se encarrega de fazer isso. Antes mesmo que ele tocasse, ela já estava no berço conversando. Linda e sorridente. Como estamos fazendo 2 horas de intervalo, eu e o Ricardo almoçamos juntos e aproveitamos para pegá-la na Escola neste período. Levamos ela para passar a tarde com a Bisa e já matamos um pouquinho da saudade.  

3º Dia
4º dia: A rotina foi bem parecida com a do dia anterior. A Jú já estava se acostumando com a Escola. Sempre recebendo elogios da Professora. O que não achamos estranho, pois ela sempre foi um bebê muito tranquilo e de pouco choro #umamor.  No horário do almoço, pegamos ela e fomos para a casa da Vovó. Ficamos bastante tempo juntas matando saudade e, depois, voltei para o trabalho.

4º Dia
5º dia: O dia passou rápido pra mim, pois fiquei envolvida com muitas coisas novas no trabalho. No intervalo fomos levá-la para a casa da Bisa. Rolaram muitos beijos e abraços. Estávamos felizes que era sexta-feira e ficaríamos bastante tempo juntinhas algumas horas depois. 

5º Dia

Bem, eu não vou não mentir e dizer que está tudo ótimo, pois sinto muita, muuuuuita falta de estar com ela. Mas também tenho que admitir: não está sendo tão ruim como eu imaginava. As coisas estão se ajustando. 
O legal é que converso com a Professora diariamente e a Agenda da Jú é um super veículo de comunicação entre nós e a Escola. Elas anotam os horários e a quantidade que ela comeu, o número de trocas de fraldas, os horários das sonecas, dizem como foi sua participação e ainda enviam recadinhos.   

Hoje começamos um novo desafio. A Jujú ficou na Escola o período integral pela primeira vez. Como passamos o final de semana grudadas, foi bem difícil pra mim. MAS #vaidartudocerto #torçampornós

Beijos!

7 comentários:

  1. Ai que coisa mais fofa da titi!!!
    Eu nem havia visto essas fotos ainda #chateada.

    Muito gratificante ver a nossa menina crescendo, desenvolvendo e evoluindo! É fascinante ver que ela nos entende, nos conhece e até conversa conosco!

    Jú, como é bom te ter em nossa família! Pra sempre em nossos corações!

    ResponderExcluir
  2. É verdade, a primeira semana não foi fácil, mas estamos começando a nos acostumar né amor, e a Júlia também <3

    Papai ama vocês (L)

    ResponderExcluir
  3. A nossa Jú vai tirar isso de letra, e com certeza esse convívio com crianças só vai trazer benefícios a ela.
    A mamãe da Jú foi para escolinha com 3 meses e era uma criança super esperta, aos 5 anos já era alfabetizada.
    Sei que ficar o dia todo na escolinha é cansativo para a criança, mas os pais ficam muito mais seguros, do que ficar na incerteza de quem vai cuidar.
    O que temos que fazer é nos finais de semana dar muitos beijos e atenção para nossa Jú, para pelo menos tentar suprir toda a nossa falta no convívio com ela.

    Beijos meu amor!
    Vovó babona.

    ResponderExcluir