terça-feira, 11 de junho de 2013

Nosso Amigão Cão

Hoje vou falar para vocês sobre o meu outro baby.

Isso mesmo, quando engravidei já tínhamos um bebê em casa, nosso baby dog.
O Yorkshire mais lindo do mundo.


 
Uma das perguntas que foram frequentes durante a minha gravidez foi: O que você pretende fazer com o seu cachorro quando o neném nascer???? No início eu  fiquei preocupada e, cheguei a pensar que teríamos que nos separar - nós e o Ozzy. Mas depois, decidi não pensar muito nisso e esperar até o fim da gestação, para então decidirmos o que fazer.




Acontece que mesmo antes da Júlia nascer, eu ouvia coisas do tipo: Não segura o cachorro no colo! Não encosta ele na sua barriga! Não deixe ele subir no sofá... e muitas outras coisas que me deixavam “p. da vida”, mas que nunca dei importância. Tudo bem que as pessoas não falavam por mal, mas e o meu amor por ele? Será que realmente me faria mal? E, pior, será que faria mal a minha filha?

O Ozzy é um cachorro muito carinhoso e companheiro, além de que tínhamos contato diariamente durante a minha gestação. Comecei a ler sobre o assunto. Mesmo que meu extinto dissesse que conseguiríamos viver tranquilamente com nosso cachorro, precisava ficar mais por dentro do assunto.  Parti para nossa santa Internet... Li alguns artigos sobre a relação de gestantes com cães que diziam não haver problemas, desde que respeitada a higiene de ambos. Ufa! Fiquei mais tranquila. Cheguei a enviar um artigo sobre o assunto por e-mail para algumas pessoas da minha família (que não sei se leram).




No meio dessas leituras surgiram novas questões: Como o Ozzy se sentiria com a chegada da  Júlia? Como ele reagiria com a diminuição da atenção que era exclusivamente dele? E quanto a perda de espaço?  Estávamos preparados para cuidar de um bebê e de um cachorro?

Bom, mesmo que eu tivesse lido, as respostas só surgiram com a vivência. No primeiro mês sentimos o Ozzy bem triste, inclusive ele desenvolveu um probleminha de pele (já curado) que, segundo a veterinária, poderia ser psicológico. Nós eramos muito grudados, e de um dia para o outro eu e o Ricardo precisamos nos afastar um pouco dele. Estávamos vivendo dias com enxurradas de novidades, desafios e aprendizados com a nossa recém-nascida. Aproveitávamos quando ela dormia para brincar com ele, ou fazíamos revezamento. Enquanto um ficava com a Júlia o outro dava carinho pro Ozzy.


Os meses foram passando e todos se adaptando às mudanças. Era tão fofo quando eu dava de mamar para a Júlia: o Ozzy ficava ao nosso lado como um cão-de-guarda e latia quando certas pessoas se aproximavam.  Quando recebíamos  visitas, ele fazia de tudo para chamar a atenção, demonstrando ser um cachorro muito ciumentinho. -  isso continua até hoje! 

Aos pouquinhos eles estão se conhecendo e tendo mais contato físico (sempre com supervisão, é claro!). O Ozzy quer cheirar e lamber a Jú. Enquanto ela quer fazer carinho e puxar seu pêlo (tadinho, ele sofre). Apesar do nosso cãozinho frequentar a petshop semanalmente e ter uma rotina de higiene, sabemos que cachorro é cachorro. Então, sempre cuidamos para higienizar bem as mãozinhas da Jú logo após o contato com ele.

É isso! Está sendo uma experiência maravilhosa e muito divertida. Espero ter outro.  Filho e Cachorro. 
Por enquanto, estamos vivendo muito bem, os quatro juntos.




Cachorro ou Coelho????

Que cachorro descabelado!
 
Linda fazendo carinho no Ozzy

Ozzy mostrando a língua pra Jujú



Ah! Encontrei um artigo muito legal da Revista Crescer, que  cita 10 razões definitivas para você ter um amigo de estimação.  São elas:

1.     Aumenta o senso de responsabilidade 
2.       Facilita a socialização 
3.       Fortalece o sistema imunológico 
4.       Previne alergias 
5.       Trabalha a autoestima 
6.     Torna seu filho mais inteligente
7.     Desenvolve a capacidade afetiva
8.     Reduz o estresse
9.     Incentiva a fazer exercícios
10.  Ensina sobre a morte


Beijos!!!

5 comentários:

  1. O seu blog está ficando lindo Kamila... uma delícia de ler e acompanhar... e hoje em especial, por falar do meu querido Ozzy, lindo da tia Karina... rsrs...
    Emocionante!
    Parabéns pela família linda!
    Beijinhos, Karina

    ResponderExcluir
  2. A tendência é vocês perderem a preferência dele, que passará a ser da Jú hahaha. Que seja uma linda amizade. Beijos (já quero mais um post!)

    ResponderExcluir
  3. Que lindas as fotos!!
    A primeira, você bem baby com o Ozzy na mochila...
    Achei muito engraçado o cabelo do pai naquela foto.

    Não é de se estranhar que a titi Paula não tenha fotos com o Ozzy. Sempre fico agoniada quando ele me lambe (e ele costuma fazer isso sempre quando me vê) =( Mas o tio Fe tem muitas fotos com ele!!!

    Dica para um próximo post: as titi também juram de amor!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, eu fui uma das pessoas que se preocupava muito com a chegada da Júlia e com o Ozzy, sempre achei que não iria dar certo.
    Acho que nunca vou me acostumar vendo ela mexendo no cachorro ou o Ozzy lambendo a Jú, comigo por perto não vou permitir. Mas tentarei me acostumar.

    Beijos
    Vovó Meri

    ResponderExcluir