segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Estomatite não Irrite a minha Paixonite !!!!

“O diagnóstico é bem comum em fase escolar e os sintomas deixam os pais de cabelo em pé: febre, dor e a boca repleta de feridas.”

Esta semana estou em casa cuidando da Jú, pois descobrimos que ela está com Estomatite (Snif ;~ ).

Como tudo começou: quinta-feira ligaram-me da Escola informando que a Júlia estava com febre, 38ºC. Achei estranho, pois pra mim ela estava bem. O Ricardo foi buscá-la na hora e, aparentemente, achou que ela estava bem. A febre logo passou. Na noite deste mesmo dia, ela estava chateada, não quis comer a quantidade de costume. Tirou uma soneca e, quando fui arrumá-la na cama, tossiu e vomitou. Foi apavorante pra mim. Ela vomitou em mim, no Ricardo e na cama, deixando-me desesperada. Mas isso foi na hora, depois ela ficou bem, a limpamos, trocamos sua roupa, brincamos e, em seguida, adormeceu e passou bem a madrugada.

Na sexta-feira ela foi para Escola, e, novamente, teve febre. Nos ligaram dizendo que ela estava com 39ºC. Saí mais cedo do serviço e fomos direto ao Plantão. Ela estava pegando fogo.
Na consulta, tivemos o diagnóstico: Estomatite.

O que é estomatite?
Embora remeta a estômago, a palavra vem do grego stoma, que significa boca. Portanto, a doença consiste em uma infecção viral que acomete a cavidade bucal, provocando lesões muito dolorosas, popularmente conhecidas como aftas, que podem se estender para a região da garganta.

Existe prevenção?
A melhor forma de proteção é evitar o contato com pessoas contaminadas. Os hábitos de higiene, como lavar as mãos com água e sabão frequentemente também ajudam a afastar não só os vírus da estomatite como outro micro-organismos nocivos.

Quais os principais sintomas?
Feridas esbranquiçadas no centro e avermelhadas nas bordas surgem nas bochechas, na gengiva,  na língua, no pálato e/ou, em alguns casos, nas amígdalas. Dificuldade para engolir até mesmo líquidos faz com que a criança babe bastante. Outra manifestação comum é a febre, que pode chegar a 39 graus.

Quanto tempo dura uma crise?
Até que o vírus cumpra seu ciclo, o que pode levar de 7 a 10 dias.

Como deve ser a alimentação durante o quadro?
Dê preferência a alimentos pastosos, como purês de mandioquinha e de batata e aos líquidos mencionados anteriormente—chás, sucos,água-de-côco, leite... Frutas amassadinhas também são bem-vindas. Evite alimentos quentes e ácidos, que agridem ainda mais a mucosa.


A pesar de estar doente, a Júlia está bem. O médico disse que ela ficaria bem irritada, mas, ao contrário disso, ela está calminha, como sempre, uma júliadeAMOR. Estamos cuidando dela com muito amor, carinho e total dedicação. Seguimos as recomendações médicas, usamos os medicamentos e controlamos sua temperatura diariamente. Como a minha mãe trabalha o dia todo e minha vózinha linda fez uma cirurgia na semana passada, estou ficando com ela em casa, uma vez que o tratamento leva de 7 a 10 dias. Estamos revivendo os dias de licença maternidade, quando ficávamos o dia todo juntas. Espero que passe logo e que a Juju fique 100% novamente. Beijossss





Um comentário:

  1. Júlia dodói,

    Ela é a coisa mais linda desse mundo, mesmo dodói ela não se deixar abater, sempre mostrando um sorriso, forte igual a vovó.
    Realmente fico muito triste quando ela fica doente e mais ainda por não poder cuidar um pouco dela nessas horas.
    Mais sempre que posso dou muito carinho e beijos.

    Amor da vovó Meri

    ResponderExcluir